TOC – transtorno obsessivo compulsivo – TOC
Esse transtorno é caracterizado pela presença de pensamentos obsessivos (obsessões) e atos compulsivos (rituais).
Obsessões são idéias que surgem repetidamente ou invadem a consciência de forma involuntária, intrusivas e incontroláveis, são indesejáveis e geram intensa ansiedade. Ex: “portas abertas podem trancar o futuro”. Os atos compulsivos (compulsões) são comportamentos estereotipados e repetitivos sem uma finalidade útil e geralmente reconhecidos como irracionais e ineficazes que visam suprimir os pensamentos indesejáveis e diminuir a ansiedade.
Os pensamentos obsessivos e compulsões causam prejuízos à rotina diária, uma vez que os consome tempo e provocam distrações cognitivas.
Portanto, Transtorno Obsessivo compulsivo (TOC) é uma experiência orgânica gerada por um desequilíbrio neuroquímico no cérebro, caracterizada por pensamentos intrusivos indesejados (obsessões) que geram ansiedade e compulsões, ou seja, ações e pensamentos estereotipados (rituais) associados à idéia de que estes irão suprimir as obsessões. Esse processo, mesmo sendo percebido como irracional, é incontrolável (se não tratado) e provoca desconforto e prejuízos para a qualidade de vida e a convivência com outras pessoas. Provocando dificuldades nos relacionamentos interpessoais e profissionais.
Tenha sempre em mente que ao mudar o comportamento, você começa a mudar o seu cérebro. A mudança é gradativa, mas é o melhor caminho para se livrar do TOC. Também não é mágica. É necessário um grande esforço para combater esses pensamentos indesejados.
Independente das sensações e emoções, o que realmente faz a diferença é o que você faz com tudo isso. Ou seja, seu comportamento diante dos pensamentos incontroláveis é que irá determinar a transformação do padrão de pensamento do seu cérebro. Por isso, é muito importante que você aprenda a observar tudo o que está acontecendo com seu corpo (sensações) com sua mente (pensamentos) e com suas emoções (sentimentos), sem julgar nem rejeitar nada. Simplesmente observe e aceite de maneira totalmente imparcial.
Com o passar do tempo, treino de auto-observação, você será capaz de distinguir que o que está acontecendo é fruto de uma obsessão e não seu real pensamento racional. Você não tem a necessidade de lavar as mãos, o que está ocorrendo é apenas uma vontade compulsiva. É como se houvesse um comandante intruso, enviando ordens para a tripulação, e você tem forte e descontrolada tendência de ceder a esse comando. De posse dessa informação, você precisa se esforçar para não ceder a esse comando, não precisa se preocupar em mandar o comandante embora, simplesmente não o obedeça que ele perderá a força de comando.
Comece por adiar a necessidade de ser comandado por um intruso, para isso, você tem um forte aliado na tripulação, sua RESPIRAÇÃO. Ela o ajudará a retardar a tendência de ceder ao impulso e principalmente de escolher fazer outra ação, ou seja, ela te dará poder de escolha e decisão. Porém, não seja ingênuo, o comandante intruso não irá embora facilmente. Mas, mesmo estando presente, através do seu esforço consciente de não ceder às ordens dele, você verá que é possível conviver com essa presença, sem se incomodar tanto. Com o tempo perceberás que irá se tornando mais forte que o intruso que se apossou do comando.
O comando será todo seu.
Tratamento de TOC
Existe tratamento disponível para o transtorno obsessivo compulsivo. Com psicologo e tratamento adequado, podemos tratar e ajudar a controlar os sintomas de modo que não afete na qualidade do bem estar na vida do paciente. O tratamento de TOC, geralmente é para toda vida, com medicação ou com bom trabalho de psicoterapia.
As formas de tratamento tem sido a psicoterapia e o uso de medicamentos e o tratamento mais eficaz tem sido a combinação das duas formas de tratamento