A constante busca pela melhoria da qualidade de vida é uma necessidade da população em geral. Dentre os fatores considerados importantes, como indicadores de uma boa qualidade de vida podemos citar os benefícios psicológicos que a atividade física proporciona para a saúde mental, como por exemplo: controle da ansiedade e do stress, aumento da autoestima, redução dos estados depressivos e melhoria do nível de humor.
Instabilidades mentais causadas por alterações do humor, além de ser um agravo à saúde, causam prejuízos econômicos, geram sofrimentos psíquicos e são considerados fatores de risco para doenças coronarianas.
Diante das evidências de eficácia do exercício físico para a diminuição da ansiedade e depressão, a prática de atividade física tem sido proposta como alternativa de tratamento e prevenção de distúrbios psicológicos e melhoria no estado de humor.
Os estudos apontam que tanto exercícios aeróbios, quanto anaeróbios promovem melhorias no estado de humor.
Porém, os benefícios psicológicos dependem de uma interação ótima entre o praticante, as características do exercício e do ambiente. Devido às variabilidade de respostas psicológicas ao exercícios, possivelmente as características ideais para a promoção de saúde mental podem não ser idênticas àquelas para a promoção de saúde e aptidão física, devendo portanto, ser individualizadas.