O Stress é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a uma situação importante. Ele pode ser negativo quando for vivenciado em excesso, porque esgota os limites e a capacidade de adaptação, pois o organismo fica destituído de nutrientes e assim, reduz a energia física e mental.
O Steess é positivo quando é vivenciado em sua fase inicial ou fase do alerta. É quando o organismo se prepara para luta ou fuga numa situação específica. O organismo produz adrenalina, assim aumenta-se o ânimo, o vigor e a energia para realização de tarefas. Mas, isso não pode ser prolongado.
O Stress ideal ocorre quando a pessoa consegue manejar bem a vivência de Stress, ou seja, consegue gerenciar de modo eficiente o entrar e sair do estado de alerta. Assim, após uma vivência de Stress, a pessoa deve passar por uma recuperação.
Quando a pessoa se mantém em fase de alerta por um tempo muito prolongado, desenvolve-se uma característica de resistência ao Stress, uma espécie de busca por equilíbrio interior de maneira inconsciente, ocorrendo então, uma vulnerabilidade a doenças, podendo chegar à fase de exaustão, onde pode ocorrer desequilíbrio interior, dificuldades de concentração e de memória, afetando a qualidade dos relacionamentos, provocando queda na produtividade em todas as áreas, podendo inclusive chegar à depressão, ao desenvolvimento de gastrites, úlceras, pressão alta, psoríase, herpes, vitiligo, etc.