A Psicologia do Esporte se ocupa da busca pelo equilíbrio psicológico dos diversos envolvidos em atividades esportivas, desde atletas e treinadores, passando por árbitros, professores, dirigentes até os pais e torcedores. O foco visa o comportamento, a cognição e as diversas habilidades psicológicas necessárias para o desempenho esportivo.
No campo de esporte de rendimento os principais objetivos são:
– Favorecer a busca por estratégias de enfrentamento e superação da ansiedade nas competições.
– Facilitar o equilíbrio na vivência das emoções.
– Auxiliar o estabelecimento de metas para progredir na modalidade.
– Contribuir para a comunicação assertiva com vistas a melhoria nos relacionamentos interpessoais.
– Aprofundar em aspectos inconscientes que dificultam a motivação para treinos e competições, buscando estratégias que facilitem o aumento da motivação.
– Treinar habilidades psicológicas que ajudam na modalidade como: atenção, concentração, pensamentos e memória.
– Desenvolver treino de mentalização para o aumento da performance no esporte.
– Melhorar a auto confiança e a auto eficácia nos esportes.
Áreas de atuação da Psicologia do Esporte
a) Esporte de rendimento: Trata da análise e da modificação dos fatores psíquicos determinantes do rendimento no esporte com a finalidade de melhorar o rendimento e otimizar o processo de recuperação.
b) Esporte escolar: analisa os processos de ensino e aprendizagem e os processos de educação e socialização.
c) Esporte recreativo: analisa o comportamento recreativo de grupos de diferentes faixas etárias, classes socioeconômicas e atuações profissionais em relação a diferentes motivos, interesses e atitudes.
d) Esporte como prevenção, saúde e reabilitação: São pesquisadas as possibilidades preventivas e terapêuticas do esporte, bem como o sentido da regulação psíquica através da conduta esportiva. Nesse contexto são desenvolvidos e aplicados programas psicológicos de prevenção, terapia e reabilitação para pessoas portadoras de limitações físicas, mentais e sociais.
Funções do Psicólogo do Esporte
Pesquisa: com objetivo de promover o conhecimento, ampliar as discussões, produzindo avanços na área contribuindo com a interdisciplinaridade.
Ensino: Contribui com a transmissão do conhecimento, disseminando benefícios para outras gerações e demais interessados.
Consultoria: Individuais ou em equipes, com vistas a melhoria de desempenho tanto em competições, quanto em treinamentos.