Pra que conviver com traumas se você pode superá-los e deixar para trás as memórias que mobilizam e afetam a rotina diária e a qualidade de vida,
Os traumas são decorrentes de experiências dolorosas causadas por situações, em que o psiquismo se depara com impotência influenciando negativamente na qualidade do sono, dos relacionamentos, do desempenho no trabalho, nos estudos e principalmente provocando sofrimento psíquico indesejáveis e incontroláveis.
Com a descoberta do EMDR por Francine Shapiro (1982) o trauma deixou de ser um fantasma que assombra sem controle, para se tornar uma lembrança que em algum momento deixou marcas de sofrimento, mas que por terem sido reprocessados na memória não provoca mais dores e que pode ser então percebido como um aprendizado da vida. Essa mudança de perspectiva só é possível depois que as memórias e os afetos forem dessenssibilizados por meio do curso natural da vida, onde as emoções devem correr seu fluxo, ou de uma forma mais rápida, induzida pela técnica do EMDR. Se você tem algum trauma, seja ele de que natureza for.
O EMDR é uma abordagem que visa o tratamento de traumas de natureza psíquica por meio de estímulos cerebrais bilaterais. Através de suas técnicas é possível reprocessar memórias de eventos traumáticos e transformar as experiências passadas em aprendizados construtivos para o curso natural da vida no presente e nas projeções de futuro. Dessa forma é possível conviver com os traumas de maneira adaptativa, ou superá-los sem que as vivências passadas bloqueiem e impeçam a pessoa de seguir adiante.